terça-feira, 30 de outubro de 2007

O que aconteceu com a McLaren?


Em clima de já ganhou, a mais nova aposta à Fórmula 1 o inglês Lewis Hamilton da McLaren deixou que sua imaturidade transparecesse na última corrida. Com seus impulsos nervosos, o piloto que era cotado como a brilhante investida da equipe inglesa, perdeu a corrida não por falta de competência, mas por falta de inteligência. A inexperiência de seus 22 anos deu a McLaren o gostinho de quem sabe uma próxima vez!

A McLaren mereceu a derrota não só por aproveitar de dados da Ferrari, mas por também favorecer descaradamente um piloto nessa temporada. A própria, declarou que no GP Brasil seus pilotos teriam as mesmas condições, mas na sexta-feira, ela colocou os dois jogos de pneus de chuva para Hamilton e Alonso foi impedido de treinar em pista molhada. Estava claro a desigualdade contra o espanhol, pois teve que correr com um motor mais pesado, devido a sua batida no Japão. E a McLaren sabia disso muito bem, mas preferiu acreditar no impetuoso jovem inglês. O que não se pode esquecer é que a justiça sempre calha. Outro porém, é que o “injustiçado” Alonso só entregou as provas da espionagem a FIA porque se sentiu duramente prejudicado na equipe. Não porque era contra a corrupção.

Já Lewis Hamilton poderia está saboreando um título quase impossível de ser perdido, mas preferiu deixar para quem sabe ano que vem. Que ironia, a McLaren perdeu o campeonato em um único GP onde seu protegido precisava apenas chegar ao 4º lugar. Se tivesse modificado a estratégia de Hamilton em Mônaco, talvez o jovem piloto inglês tivesse ainda comemorando o título. Não sei quem é mais forte: a reza de Alonso ou a esperteza da Ferrari? Mas uma coisa é certa, a McLaren perdeu todos os pontos e o campeonato também. Vai ver que precisa de uma sessão de descarrego para liberar as forças negativas que assombram os boxes.

Moral da história: a Ferrari foi campeã jogando em equipe com outra equipe que fez de tudo nesse ano para ser campeã, menos trabalho em equipe.

Mas, se você está achando que a história acabou se enganou meu bem. O desfecho só acontecerá quando descobrirmos para onde Alonso vai. Permanece na McLaren, volta para Renault ou dar uma chance para as pequenas Williams, BMW ou Toyota? Eis mais um dilema que deverá ser resolvido no final deste ano. Isso é o que dar se envaidecer demais. Termina sem o campeonato e talvez sem o piloto também.

Nenhum comentário: